bollywood actresses hair loss hair rehab london contact number cheap hair extensions brazilian curly hair with closure hair extension fails human hair wigs black ponytail hairstyles 2018 sunny hair extensions uk hair extensions remy hair extensions weft koko one piece hair extensions clip hair
Como configurar seu Banco de Dados com a extens? ACCDR

Como configurar seu Banco de Dados com a extens? ACCDR

Nota importante: para ter acesso aos v?eos e arquivos exemplos deste site, adquira um dos planos apresentados abaixo. Voc?pode comprar em at?2x no Cart? de Cr?ito. 

Veja como comprar e saiba mais sobre o material oferecido,  clicando aqui.

Open v3

 


 

ACCDR ?uma nova extens? de arquivo que permite a abertura de um banco de dados em modo de tempo de execu?o.  Ao fazer a altera?o da extens? do arquivo de ACCDB para ACCDR, voc? estar?criando  uma vers? "bloqueada".   Para "desbloquear", basta retornar para a extens? ACCDB.

O modo de tempo de execu?o ?um modo operacional  que desativa o Painel de navega?o, a Faixa de op?es, o Modo de design, o Modo de layout e a Ajuda.

Veja na figura abaixo o Banco de Dados contatos.accdb , criado dos modelos do Access.

Aviso Seguran?

Agora, imagine a seguinte situa?o: o Banco de Dados acima ?um projeto seu e voc?pretende disponibiliz?lo para ser usado por outras pessoas. Do jeito em que se encontra, voc?sabe que podem alterar a estrutura do projeto, ainda que por acidente.   Sem dizer que o Banco de Dados n? est?com uma apar?cia de aplicativo, n? ?mesmo?  Uma das maneiras de se resolver a quest? ?utilizar o recurso de troca da extens? de ACCDB para ACCDR.

Vejamos, ent?, como proceder, usando como exemplo contatos.ACCDB.

Por padr?, o Windows esconde as extens?s dos arquivos.  Voc?pode habilitar isso na pasta aonde se encontra o Banco de Dados.  V?no menu Ferramentas e clique em Op?es de Pasta, conforme figura abaixo:

Aviso Seguran?


Selecione a guia Modo de exibi?o e desmarque Ocultar as extens?s dos arquivos conhecidos.  Clique em Aplicar e feche as Op?es de pasta, conforme figura abaixo:

Aviso Seguran?

 

Agora, fa? a troca da extens? do arquivo contatos.ACCDB para contatos.ACCDR

Feita a troca, ?preciso criar um atalho no Desktop para poder rodar o Aplicativo.  Clique com o bot? da direita do mouse sobre o arquivo contatos.ACCDR , v?at?Enviar para e selecione ?ea de trabalho (criar atalho).  Veja na figura abaixo:

Aviso Seguran?

 

Abra as propriedades do atalho criado no seu Desktop e insira o comando Runtime no final da linha

Aviso Seguran?

 

Rodando o Banco de Dados pelo atalho. Veja como ficou!  Legal, n? ?

Aviso Seguran?

Algumas observa?es.

1- Voc?precisa que o  banco de dados carregue, na inicializa?o,  uma Faixa(ribbon) ou um formul?io personalizado, que possibilite a navega?o pelo aplicativo.  Veja que no exemplo acima, o formul?io carregado, tem um menu com esta finalidade.

2- Certamente que para a maioria dos usu?ios, o seu aplicativo estar?seguro, mas para os mais sabidos, isso n? seria problema, pois basta trocar a extens? para ACCDB que tudo passa a ficar a merc?de altera?es.  Portanto n? ?um modo seguro de defesa. (leia a nota abaixo)

3- ?um teste super v?ido para ver como o seu aplicativo vai se comportar no modo runtime.

Nota:

(18/11/2009) Consegui criar uma maneira de potencializar o uso do ACCDR

Leia o artigo abaixo sobre "Seguran? m?ima usando o OPEN".


 

 


195 coment?ios

Zailton   18/03/2023 13:08:30

Boa Tarde
Estou com um problema, quando salvo meu sistema em ACCDE ao tentar executar est dando uma mensagem de erro: "O Conjunto de eventos no suportado pelo objeto ou classe", j fiz a compilao e mesmo assim o problema persiste

Heider Miranda   21/04/2019 09:11:37

Avelino, boa tarde, quando coloco a senha 1234567 no Open , aparece a mensagem que a senha do aplicativo não confere. Teria outra senha para o maestro_v5.accdb?

André Luís Sudbrack   24/08/2018 09:36:25

Prezado Avelino... Criei uma faixa de opções personalizada no meu banco de dados. Beleza... Funcionou direitinho.

Gostei da ideia, e resolvi criar outra faixa personalizada em outro banco de dados. O que aconteceu? Agora as duas faixas personalizadas aparecem nos dois bancos...

Como faço para que a faixa personalizada "A" só apareça no banco "1", e a faixa personalizada "B" só apareça no banco "2"?

Elias Morais   09/01/2018 15:02:22

Boa noite
Em primeiro lugar, parabéns pelo Fórum, muito bem frequentado e muito explicativo, gostei muito!!!

Bem... vamo lá...
Tenho um banco de dados que precisa acessado por outros usuários para consulta. tenho um vinculo direto com uma planilha do excel, no entanto se este banco de dados estiver aberto e outro abri-lo e tentar executar uma consulta o access retorna um erro onde diz que a planilha vinculada está sendo usada em modo exclusivo ou vc não tem permissão.
Como posso resolver este problema? (a planilha está em modo compartilhado e o banco de dados tb)

Genelson   23/03/2017 19:16:12

Boa noite!
Prezado Avelino, parabéns e obrigado por compartilhar o seu enorme conhecimento.

Alterei a extensão Accdb para accdr, porém está gerando erro quando executo uma ação (Botão) enviar objeto( Exportar excel etc.) já pesquisei o erro e não consigo descobrir poderias me ajudar como tratar este este erro?

Obs: Quando estar na extensão accdb, funciona perfeitamente.

claudio   24/06/2016 21:53:44

Avelino, vamos la, meu banco esta em mdb, eu preciso dar dar permissao a um usuario total e outro algumas coisas, apos entrar no sistema, tem um formulario com botao cadastro e relatorios, clicando em cadastro abre outro form com varios botoes, gostaria de limitar acesso a alguns desses botoes, tem jeito?
desde já agradeço.

CLAUDIO   24/06/2016 21:48:44

Boa noite Avelino, eu consigo usar o open no banco mdb, se não como faço para mudar a extensao, pois vai rodar no access 2007, grato
Claudio

Michel Chrystian de freitas   18/06/2016 11:57:23

Obrigado por me atender vou testar e ti falo

Avelino Sampaio   18/06/2016 07:18:31

Michel,

isso é um bug do Access. Atualize conforme orientação deste tópico:

http://www.redeaccess.com.br/viewtopic.php?f=17&t=751&p=3250&hilit=Accdr#p3250

Sucesso!

Michel Chrystian de freitas   17/06/2016 15:14:56

Avelino você pode me ajudar
a extençao accdr não funciona no access 2013, incluindo o open
com faço para configurar o accdr no access2013 ?

Virginia   10/06/2016 14:52:34

Ola Avelino,

Quando troco a extensão do meu banco de dados não aparece as opções consultas e relatório conforme o exemplo do tutorial, tem algum procedimento a ser feito antes?
Att
Virginia

willian da silva rocha   06/05/2016 13:21:46

Estou com problema para trabalhar com o banco na extensão .accdr, na realidade uso o Access como servidor de automação para o Excel sendo assim ele me dispara um erro na hora de instanciar o objeto: Set objAccess = GetObject(CaminhoArquivo & "Expurgo.accdr"). Encontrei parte da solução através do código:
Sub OpenAccessRunTime(dbpath As String)
Dim accpath As String
On Error Resume Next

Set objAccess = GetObject(dbpath)
If Err <> 0 Then
If Dir(dbpath) = "" Then 'dbpath is not valid
MsgBox "Couldn't find database."
Exit Sub
Else 'The full version of Microsoft Access is not installed.
accpath = "C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\Microsoft Access Runtime\MSAccess.exe"
If Dir(accpath) = "" Then
MsgBox "Couldn't find Microsoft Access."
Exit Sub
Else
Shell pathname:=accpath & " " & Chr(34) & dbpath & Chr(34), _
WindowStyle:=6
Do 'Wait for shelled process to finish
Err = 0
Set objAccess = GetObject(dbpath)
Loop While Err <> 0
End If
End If
End If
End Sub
Beleza se a maquina só conter o runtime beleza numa boa: Mas eu preciso que quando a maquinar tiver o access completo ele rode tb e aí que da o erro:
Erro de automação (Erro 440)

Leandro Sant'ana   17/03/2016 09:48:49

Bom dia!!!

Tenho um banco de dados em Access em minha igreja, e a algum tempo quando insiro um novo registro, esse novo registro aparece incluido no meio da tabela, não mais no fim da tabela como antes, ja tentei tudo mas não consegui resolver. preciso de ajuda, grato!!!

Avelino Sampaio   03/03/2016 08:43:07

Moises,

o ideal é vc dividir o seu banco de Dados em duas partes. Uma somente com com as tabelas (back-end) e outra parte com o restante dos objetos (front-end). O back-end vc coloca em um micro com uma pasta compartilhada para rede. O front-end vc coloca em cada micro. Cada Front-end vc vincula com o único back-end.

Vá na seção Tutorias aqui do site e assista o vídeo do OPEN que eu ensino como dividir o banco de dados em Front-end e back-end

Se inscreva no meu fórum sobre: www.redeaccess.com.br

Sucesso!

Moisés Carlos da Silva Ribeiro   03/03/2016 02:59:09

Boa noite, estou com uma duvida e não consigo uma informação eficaz em nenhum lugar. Eu tenho um banco de dados já em uma pasta na rede da empresa onde eu trabalho, porém só uma pessoa de cada vez consegue acessar e imputar informações, gostaria que mais de uma pessoa conseguisse fazer isso, acessar, imputar informação e salvar as informações.

robson santana d silva   21/01/2016 10:35:03

bom dia!
como fazer para que quando eu selecionar um campo , no formulário ele preencha outra também?

Explo:

campo campo
1 bom
2 regula

Avelino Sampaio   12/01/2016 04:55:06

Gilson

sim, tem como fazer mas deverá aprender a personalizar ribbons. Pesquise aqui no Site sobre o meu aplicativo MontaRibbons.

Sucesso!

Gilson Soares   11/01/2016 13:36:10

Boa tarde Mestre avelino, gostei muito do seu exemplo aqui no forum. Gostaria de saber se tem como eu bloquear ele usado essa extensão deixando apenas uma guia da faixa de opções, tipo uma guia personalizada..... ficaria a guia Arquivo e a minha guia,onde colocarei botoes de backup e sair...


Obrigado

Gilson Soares   11/01/2016 13:36:07

Boa tarde Mestre avelino, gostei muito do seu exemplo aqui no forum. Gostaria de saber se tem como eu bloquear ele usado essa extensão deixando apenas uma guia da faixa de opções, tipo uma guia personalizada..... ficaria a guia Arquivo e a minha guia,onde colocarei botoes de backup e sair...


Obrigado

Thiago   25/12/2015 17:04:15

Avelino tudo bem? Criamos um front-end no excel e access 2013, funciona normalmente quando se faz o input de dados ou exibe no excel windows ao ativar as macros. Porém quando tento abrir no excel 2016 MAC e trocar o caminho (no formato mac) ele não consegue conectar ao BD. Sabe como solucionar isso? Abraços!

Newton   02/11/2015 14:36:44

Avelino, Tudo bem...
Pegando o exemplo acima do Lucas 18/06/2009 15:29:40. Aba do acrobat - 3º item dos comentários.
Se o Access estiver em uma rede, e varias máquinas estiverem utilizando o Front-end, Terei que desabilitar a Barra de ferramentas do acrobat em todas as máquinas ou só no Back-end, pois tenho este Programa instalado em algumas máquinas.
Obrigado.

Avelino Sampaio   28/09/2015 06:49:10

Gilliard

Se o nome da pasta ou arquivo tiver espaço, use as aspas. Exemplo:

"c:\Sua pasta\Seu arquivo.accdr" /runtime

Sucesso!

gilliard pacheco    27/09/2015 18:41:35

o Runtime na linha final não entra da como " NÃO É VÁLIDO"
POR FAVOR ALGUEM PODE ME AJUDAR

Avelino Sampaio   27/08/2015 07:11:20

Guilherme,

passe o extensão para ACCDB e mantenha a tecla SHIFT pressionada na inicialização e veja se consegue ter acesso ao Painel de Navegação.

No aguardo

Guilherme Candido   24/08/2015 14:31:12

Boa tarde Avelino estou com um problema no meu trabalho, tenho uma base de dados em accdr que não me deixa visualizar as tabelas, troquei a extensão para accdb, tb não funcionou, tentei extrair as tabelas usando o access 2007, tb não deu, tentei importar as tabelas para outra base de dados e ele retorna apenas a tabela de erros, infelismente minhas idéias estão acabando poderia me ajudar, a extrair as tabelas dessa base de dados?

Avelino Sampaio   12/08/2015 07:34:56

Mauro,

se cadastre no meu fórum http://www.redeaccess.com.br e abra um tópico com esta sua dúvida, que tentarei te ajudar.

No aguardo

mauro   12/08/2015 05:09:27

bom dia,
o meu access fecha quando tento abrir a janela do codigo. como resolver?

Fabio santos batista   31/03/2015 13:47:33

Avelino, boa tarde!
Antes de mais nada parabéns pelo site! tem sido de fundamental importância para meu aprendizado!!!
Gostaria de tirar uma duvida quanto a função Runtime em atalhos.
Criei um formulário no Access com alguns botões que carregam outros Bancos de dados, todos através de hiperlynk,
Todos os bacos de dados secundários estão com a extensão "/runtime" e quando abertos separadamente atravez de seus "atalhos "funcionam corretamente, ou seja, com o Access minimizado conforme configurei.
Porem, quando os mesmos são abertos pelos atalhos do formulário principal, aparentemente a função runtime não funciona, e o Access volta a aparecer de fundo.
Existe alguma maneira de arrumar isso?

Resumo: Os atalhos funcionam corretamente mas quando crio um Hiperlink chamando o atalho não.

Porem, quando os mesmos são abertos pelos atalhos do formulario principal, aparentemente a função runtime nao funciona, e o Access volta a aparecer de fundo.
Existe alguma maneira de arrumar isso?

Muito Obrigado!

Rosiane   22/01/2015 00:50:25

Estou tentando abrir um programinha no access e as macros estão desabilitadas e não aparece a opção no botão iniciar das opções do access para eu poder habilitá-las.
Como faço para conseguir habilitá-las?

Carlos Alberto Gomes de Oliveira   30/12/2014 22:33:37

Olá Avelino

Seu Protec e Open são uma maravilha. Apliquei no meu projeto e vou distribuí-lo em breve. Indicarei em cada aplicativo que todos adquiram o seu pacote e apliquem essas ferramentas maravilhosas para segurança total.

Recomendo a todos que comprem o pacote, assim como eu já fiz e não tenho como me arrepender, pois além de ajudá-lo pessoalmente e profissionalmente, também ficarão, a cada dia, maravilhados com suas instruções em seu site.

Carlos Alberto Gomes de Oliveira
São Luís-MA

Erick Leite da Silva   22/11/2014 09:34:21

Avelino, obrigado pelo material!
Estou criando um sistema simples de cadastro de clientes e serviços. Já criei as tabelas e alguns formulários.
Tentei utilizar a função /runtime, porém quando abro o atalho não aparece nada. Apenas o menu arquivo, com as opções "Imprimir" (todas desativadas), "Opção de privacidade", e "sair".

Tenho que configurar algo antes?

Já tentei renomeando para accdr, e mesmo assim não deu certo.

Desde já muito obrigado

Arstóteles C S   29/10/2014 22:24:02

Olá, sou novo neste fórum e pra começar estou com um baita problema no access 2007. O computador de uma empresa tinha instalado o windows xp e nesse computador havia o office 2003. Esse computador teve que ser formatado e foi instalado o windows 7 com o office 2007. Antes da formatação eu fiz o backup do banco de dados do access (no 2003) para restaurar para o access 2007, passei então o backup para o novo sistema e todos os arquivos podem ser acessados, dá pra inserir novos registros até apagar os antigos, a visualização também é completa dá pra ver todos os registros mas algo há errado no banco de dados que passei para o office 2007, o filtro desses dados não funciona. são muitas informações nesse banco de dados, o filtro é mais do que necessário mas não está funcionando. Quando tento fazer uma filtragem uma "mensagem" informa que todos os registros estão protegidos. Tentei desfazer essa proteção de acordo com o que informa essa mensagem indo em "OPÇÕES DO OFFICE depois em AVANÇADO", também não deu certo. Fiz várias pesquisas sem resultado, há como resolver isso, como fazer o filtro funcionar normalmente?
Agradeço a resposta!

Levino Alves Nogueira   18/10/2014 08:24:17

Criei tabelas relacionadas e unifiquei num só formulário. Quando preencho o formulário ele registra nas tabelas mas só fica gravado no formulário o primeiro registro

Avelino Sampaio   22/09/2014 06:07:31

Rodrigo,

tem que ter o Access, nem que seja o Access Runtime. Copie e cole o endereço abaixo no seu navegador:

http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/montar-pacote-distribuicao-usando-istool.asp?id=1#inicio

Sucesso!

Rodrigo   21/09/2014 11:38:11

Brother eu tenho uma duvida eu quero cria um executavel com sistema de login mais tem um problema quando eu passo o executavel para outro pc ele n roda como fazer com que outro pc tbm use ele sem ter que intalar o acess ? tipo configuração por ip ou mac address ?

marcio   11/07/2014 10:43:02

Vocs esto de parabns!

Jakson   20/06/2014 16:37:59

Disponibilizei um projeto access na rede. Quando se pretende acessar o arquivo em outro computador, ele da erro em tempo de execução e finaliza o programa. você pode me ajudar?

EDUARDO ROCHA   22/05/2014 20:06:25

CRIEI UM ACCDE, MAS QUANDO EXECUTO ELE DA UMA MSG DE SEGURANÇA..
TEM COMO EVITAR ?

marcos   09/04/2014 11:48:16

erro ao abrir a dief.
Mensagem de erro: erro interno nao é possivel abrir o arquivo de informaçoes de grupo de trabalho do mecanismo do microsoft jet

Messias Gomes   20/02/2014 16:34:43

Tenho um Banco de dados utilizados por vários vendedores fora da minha cidade, preciso criar uma rotina para eles gerar um backup enviar por email e quando eu receber o arquivo enviar essa rotina para a base de dados e atualizar o sistema que fica na central, é possível fazer isso com o access. por exemplo, vendedor A, B, C e D, todos envia por email o arquivo e eu atualizo minha base sem apagar os arquivo existente, mas sim acrescentar os dados na tabela vendedor, produto, etc...

Avelino Sampaio   14/02/2014 06:55:54

Fernando,

se o construtor gerou o arquivo protegido ACCDE não terá como entrar na estrura para alterar. Se tais dados estiverem em uma tabela, o que deveria ser o correto, existe a chance de corrigir. Vc tem acesso as tabelas ?

No aguardo

Fernando Mendonça   14/02/2014 00:37:27

Olá eu comprei um software para gestão de minha empresa e ele foi construído na plataforma Access 2007. na época eu tinha um determinado endereço e nome fantasia e então esses detalhes foram acrescentados pelo construtor, no entanto hoje estou com outra empresa do mesmo ramo só que em outro lugar e outro nome fantasia e logotipo diferente, assim como faço para modificar esses dados no programa? A firma que me vendeu se nega a fazer o serviço e está me forçando a adquirir outro software registrado. Estou aguardando, obrigado!!

Wagner   03/01/2014 07:58:01

Bom dia,
Preciso de ajuda, pois estou trabalhando em um projeto para melhorar minhas rotinas de conferência de pagamento, ou seja, tenho duas tabelas: (Enviado) e (Recebido), mas os registros estão em ordem aleatório em ambas tabelas.
Queria uma forma de comparar as informações nas tabelas, ou seja, na tabela Enviado eu tenho registro (A) pago e gostaria de uma automatização que pegasse o registro da tabela (A) e procurasse na tabela Recebido qual valor correspondente ao item A.

Caso encontre a solução neste fórum irei recompensar...

Grato,

Hygre   03/12/2013 12:19:40

Agradeço Avelino, e foi um prazer ter participado deste site. Quando precisar, vou tomar a liberdade de voltar...
Abraço

Avelino Sampaio   03/12/2013 11:11:34

Hygre,

tem empresas que taé consegue copiar os formulários mas cobram carro por isso. No geral a resposta correta é: Não é possivel copiar.

Sucesso!

Hygre   03/12/2013 10:04:13

Alguém pode me dar uma dica: Preciso copiar formulários com extensão accde para um banco com extensão accdb. Alguém sabe como fazê-lo?
Agradeço

Avelino Sampaio   05/11/2013 11:51:51

Ismael,

utilize a função ABS()

abs(-10) :::> Retorna 10

Sucesso!

Ismael Marques   05/11/2013 11:41:05

Preciso de ajuda em um relatório, criei um campo soma filtrado (campo sim/não) por critério verdadeiro e os números aparecem em negativo com faço para aparecerem positivo.

jorge   02/10/2013 17:44:32

compre uma empresa e ela tem um programa do ACCESS de cadastro de clientes e eu gostaria de mudar o nome da antiga empresa para o meu. como faço...

Carlos   19/08/2013 11:54:10

Segundo a Microsoft:

Arquivos de Informações do Grupo de Trabalho (MDW)

Os Arquivos de Informações do Grupo de Trabalho armazenam informações de bancos de dados protegidos. Não houve nenhuma alteração no formato de arquivo .mdw no Office Access 2007. O Gerenciador de Grupos de Trabalho do Office Access 2007 criará arquivos .mdw idênticos àqueles criados no Access 2000 ao Access 2003, e os arquivos .mdw criados nas versões anteriores podem ser usados pelos bancos de dados do Office Access 2007.

Leonardo Vellinho   05/08/2013 09:26:43

Bom dia Avelino, muito bom seu site, e ótimos tutoriais, desculpa a pergunta (por ser um pouco fora do assunto tratado neste tutorial) mas eu gostaria de saber uma coisa bem específica, eu tenho um banco access e eu criei um executável dele, com instalador e etc, com o access developer extensions e ele executa atravez do runtime, a minha duvida é: Quando eu adicionar novos registros as minhas tabelas, esses dados vão ser exportados/atualizados pelo meu "programa"? Ou terei que toda vez que gerar um registro novo, refazer todo o programa? E se ele não atualizar, teria algo que poderia fazer para que atualizasse? Obrigado.

Scheila   31/07/2013 16:07:18

Boa tarde

Preciso de ajuda... Não sou craque no Access mas sei criar o banco de dados para que rode perfeito no meu micro. Meu maior dilema é o compartilhamento dele. Não temos servidores nem o sharepoint, porém compartilhamos pastas sincronizando no google drive. Costumo deixar o banco de dados no drive, todos conseguem acessar, porém o detalhe são os conflitos. Já dividi o banco de dados, já importei relacionando a tabela, mas nada adianta com os "conflito" sempre que estamos com o banco de dados aberto, abre outro aplicado [conflito] alguma solução? Tô quebrando cabeça. Não tenho experiência em access, muito menos entendo essa linguagem de programação, mas vou me virando. :D Aguardo, obrigada!

Avelino Sampaio   29/07/2013 15:51:05

Renato,

mantenha pressionada a tecla SHIFT na inicialização.

A tecla F11 também faz o Painel de Controle ser exibido.

Sucesso!

Renato   29/07/2013 15:47:20

Oi, gostei muito do seu site e gostaria de uma ajuda.

O modelo do Access de contatos me serve muito bem para um projeto, porém preciso trocar somente um campo.

Não consigo ir pro modo Design e já vi que o BD é accbd (não o accbr)

O que faço??

Alberto Pires   23/07/2013 08:30:23

Infelizmente a cópia que eu tenho está desatualizada, mas ela abre normalmente, como um aplicativo e a original só abre no modo de exibição.

Avelino Sampaio   23/07/2013 08:04:54

Alberto,

vc não tem uma cópia de segurança para substituir este arquivo ? Fica difícil saber o que aconteceu sem ver o aplicativo.

Sucesso!

Avelino Sampaio   23/07/2013 08:01:41

Silvio,

Está correto em não ter acesso a ribbon. O uso do ACCDR tem este objetivo. O que vc precisa é ter um formulário de navegação. Vc deve ativar este formulário na inicialização, configurando pelas "opções" do Access ou pela macro Autoexec.

Sucesso!

Alberto Pires   22/07/2013 13:34:18

Boa tarde. Meu banco de dados deu um problema e cliquei na opção de reparar o mesmo, depois disso que parou de abrir igual a um aplicativo, com o menu criado por quem fez o programa e está abrindo como um banco de dados normal, para ser editado no access... o que eu faço?

SILVIO   22/07/2013 08:58:50

Bom dia Avelino. Obrigado! achei onde desabilita a mensagem de segurança. Fiz todo o processo de renomeação etc... mas o aplicativo não abre, ou seja, abre a telinha com a aba "arquivo" e só. É neste momento que preciso ter a tal da ribbon? Estou quase desistindo de aprender a manipular o Access!!!

Abraços

Silvio

Avelino Sampaio   20/07/2013 07:05:19

Silvio,

Veja aqui no site o tutorial sobre "Macro de segurança"

Sucesso!

Silvio   19/07/2013 16:05:17

Avelino, Boa Tarde
Renomeei o accdb para accdr e quando fui tentar abrir, deu mensagem de segurança. fiz de tudo e não consegui. Por favor, ajude.

Abraços

Avelino Sampaio   30/06/2013 11:00:02

Francine,

Use a consula de ação INSERT INTO. Exemplo:

Currentdb.execute "INSERT INTO tblClientes (NomeCliente,Naturalidade,Estado) VALUES ('Avelino Sampaio','Rio de Janeiro','RJ');"

Pelo Recordset, use o método "addnew" para posicionar o ponteiro em um novo registro.

Sucesso!



Francine Freire   28/06/2013 11:13:53

Tenho um formulário no Access e desejo cadastrar os dados preenchidos em uma tabela que não tem vinculo diretamente com esse formulário. Na tabela já tem alguns dados e preciso somente acrescentar, mais não alterar nenhum deles.
Estou tentando fazer um pelo .EOF para chegar até o ultimo dado da tabela e então pode adicionar os novos dados no 'novo registro', mais não sei como continuar e nem se assim seria o jeito mais fácil.. Poderia me ajudar?

Avelino Sampaio   07/06/2013 06:06:30

José,

A senha do front-end fica bem protegida com o OPEN. Já para reforçar a senha do back-end sugiro o PROTEC, que é gratuito. Copie o link do meu artigo abaixo e cole no seu navegador:

http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/tuto50.asp?id=1#inicio

Para melhorar a defesa do front-end gere a exensão ACCDE e depois passe para ACCDR.

Sucesso!

José Donizeth Rodrigues   06/06/2013 14:31:30

Prezado Avelino,

Tenho um banco de dados accdr e o utilizo com o open mas gostaria de travá-lo para que o accdr só abra se o formato for accdr, para envitar por exemplo que o usuário mude o formato para accdb e depois utilize algum software quebra senha para tentar abrir o banco de dados criptografado com senha.

Poderia me auxiliar?

Avelino Sampaio   21/05/2013 07:31:06

Carlos,

é necessário ter o Runtime instalado em cada uma das máquinas. E para desbloquear os códigos, veja o meu tutorial "Macro de Segurança e o CurrentProject.isTrusted"

Sucesso!

CARLOS AUGUSTO DE S.SANTOS   20/05/2013 09:59:54

COMO FAZER COM QUE O RUNTIME ABRA EM PCS COMPARTILHADOS.

Dica Maravilhosa   27/04/2013 19:49:47

Salvou aqui, obrigado mesmo.

Avelino Sampaio   08/04/2013 13:03:18

Zenailde,

Se inscreva no fórum abaixo:

http://maximoaccess.maisforum.com/

Sucesso!


Zenaida ADriao   08/04/2013 12:39:39

Preciso de ajuda num trabalho!

Avelino Sampaio   13/01/2013 11:41:57

José,

carregue o formulário pelas "Opções de Access" > banco de dados atual > exibir formulário

ou pela macro AutoExec

Sucesso!

Jose silva   12/01/2013 15:37:47

Troquei porém, queria que o Usuário tivesse acesso só no modo formulário.

A parte superior ta bloqueado era o que eu queria, só que agora não abre o modo formulário.

Avelino Sampaio   12/01/2013 15:14:31

Jose,

basta modificar a extensão e pronto!

Sucesso!

Jose silva   12/01/2013 15:00:09

O access 2007 salva em accdr ou tenho que modifica accdb para accdr ?


Avelino Sampaio   02/01/2013 11:08:26

Valdemar,

sim, roda sem problemas mas terá que desativar a macro de segurança por programação.

Veja o artigo "Macro de Segurança e o CurrentProject.isTrusted" na seção Tutorias

Bom estudo!

valdemar   28/12/2012 08:29:25

Bom dia Avelino,

um arquivo accde roda no runtime?

Cptos

Henrique Leal   13/12/2012 10:53:50

Avelino bom dia, tudo bem?

Gostei muito do resultado obtido, pois desabilita tudo do Access, até importação de tabelas.

Eu só não assimilei muito bem a idéia da extensão Accdr em um ambiente multi-usuários, minha dúvida:

Posso deixar o Arquivo Accdr na rede e simplesmente criar um atalho na máquina de cada usuário do sistema? No caso na faixa de uns 30 usuários apenas?

Outra dúvida, como criei no FE um Bloqueio em Nivel de Linha, com o frmLogin controlando os acessos, não consigo colocar a senha criptografada padrão no BE sem que ele ignore o bloqueio em linha do meu FE, teria alguma solução para isso sem ter que alterar o frmLogin do meu FE?

Muito obrigado..
Grande Abraço.


Avelino Sampaio   21/11/2012 07:50:43

Danielle,

número de erro bem incomum. Ofereça mais detalhes.

Qual a versão do seu Windows e do seu Office ?

O erro ocorre em que circunstâncias ? Depois que realizou que tipo de modificação?

No aguardo

Danielle Frutuoso Pinto    20/11/2012 16:25:58

Estou tentando entrar no sistema e nao estou conseguindo porque esta dando erro de inicializaçao de banco de dados $210A

eliziane   26/09/2012 15:40:05

Pessoal, gostei muito das dicas. No entanto, to com um problema na empresa onde trabalho, a questão é a seguinte: trocamos nosso antigo sistema de cadastramento por um mais viável, porém o banco de dados, que antes carregava normalmente nos sistemas anteriores, não carrega neste. Concluindo, perdeu-se e perde-se tempo ainda porque agora necessitamos refazer os cadastros. Alguém teria alguma dica do que fazer em relação a isso? Obrigada desde já :)

P/ KARINE   18/09/2012 22:30:43

Karine por favor me escreva p/ trocarmos idéia. Estou querendo aprender, talvez você tenha alguma apostila que me ajude.
Segue tmcsword@bol.com.br
fico no seu aguardo!
Grato

Avelino Sampaio   03/09/2012 05:43:57

Karine,

Veja um pouco sobre desempenho em rede, no link abaixo.

http://comunidade.itlab.com.br/eve/forums/a/tpc/f/273606921/m/7027019653

Copie e cole link no seu navegador

Bom estudo!

karine   28/08/2012 11:28:35

Olá fiz um banco em access e mais de 5 pessoas estão usando via rede.
As vezes fica muito lendo .
Será da rede ou da QTD de pessoas usando?
Att
karine

Rodiney   16/08/2012 14:17:16

O formulário que não é carregado.

Veja bem, no meu Bd eu criei um Menu que apresenta 3 opões, que chama formulários distintos para inserção dos dados para cada uma dessas opções.

Eu acesso o meu Bd, através de um atalho deste Munu criado na área de trabalho.

Gostaria de saber como faço para tornar oculto as opções do painel de controle que da acesso aos arquivos fontes das (tabelas, relatórios, formulários e consultas).

Obs: quando modifiquei a extensão do arquivo de ACCDR e coloquei o runtime e criei o atalho o mesmo abriu o arquivo Bd, porem porem não me mostra nenhuma opção para abrir o meu Menu com as opções de chamar os outros formulários de inserção de dados.

Avelino Sampaio   16/08/2012 07:36:28

Rodiney,

não ficou claro para mim. O que some são as Opções do formulário ou o formulário que não é carregado ?

O formulário é carregado pela macro AutoExec ou pela "Opções do Access" ?

No aguardo

Rodiney   15/08/2012 11:43:37

Prezado, bom dia!

Gostaria de saber como faço para restringir o acesso dos usuários à estrutura do meu BD.

Obs: O meu BD abre através de um atalho que abre um formulário em forma de um menu, com 3 opções.

Ps: Quando troco a extensão do arquivo para .ACCDR , e crio o atalho conforme informações contidas em sua página o arquivo é aberto sem nenhuma opção.

Desde já muito obrigado.

Avelino Sampaio   22/07/2012 08:08:23

Gerci,

entrarei em contato por emial.

Grato!

Avelino Sampaio   22/07/2012 08:07:29

Bernardo,

retorne para ACCDB.
faça um backup do seu projeto
entre no modo estrutura do seu projeto e abra o VBA
Vá no menu Depurar > clique em Compilar e veja se encontra algum erro.
por fim use o Reparar e Compactar
Volte a testar com o ACCDR

Sucesso!

bernardo   21/07/2012 20:56:43

Est aparesendo uma mensagem dizendo que travou a extenso e o meu computador est lento.

Avelino Sampaio   16/07/2012 08:16:56

José,

O ACCDR não admite qualquer tipo de erro. Quando então se depara com algum erro o programa fecha sem aviso.

Passe para o meu email o código completo e se possível um BD exmplo, com a tabela e a consulta envolvida.

meu email: avelino(arroba)usandoaccess(ponto)com(ponto)br

No aguardo

José Alves da Silva Filho   12/07/2012 18:35:32

não sei se esse é o lugar certo pra colocar a situação, mas é o seguinte:

tenho uma aplicação que faz uso do bendito

dim db as DAO.database
dim rs as DAO.Recordset



o problema esta que quando vou rodar pelo RunTime ou seja "arquivo.accdr" ele da erro e fecha,
alguém sabe o que pode ser ?
ja verifiquei as referencias e compilei o arquivo e tudo certo,

detalhe, ele executa a "sql" e depois fecha o sistema.

mas sempre que mudo a extensão para .accdr da o erro quando uso o access normal tudo funciona beleza.

agradeço qualquer ajuda.

Avelino Sampaio   12/07/2012 07:26:35

Eduardo,

seu Office 2007 está atualizado com o sp2 ou sp3 ?

Abra o VBA do seu BD e no menu DEPURAR clique em COMPILAR. Corrija o erro, se houver.

A Macro de Segurança do Access esta desabilitada ? Aqui no site tem tutoriais sobre Macro de Segurança.

Sucesso!

EDUARDO ROCHA   11/07/2012 09:56:42

Professor Avelino:
Quando executo a aplicação em ACCDR recebo a msg: Identificado um possivel problema de segurança
Mas a aplicação roda normalmente.
Tem como resolver isso?

Avelino Sampaio   09/05/2012 07:53:46

Antonio,

quando lidamos com ACCDR muitos dos icones somem mesmo. Dá para habilitar se vc tiver coonhecimento de XML para manipular as ribbons. Isso vc aprende no meu curso de Ribbons que ofereço aqui no site.

Outros icones somem também, por a versão do Office no cliente pode estar desatualizada. Atualizando o office do cliente, os icones voltam a funcionar.

Antonio Casalini   07/05/2012 16:41:06

Boas , pessoal
Eu estou a criar uma base de dados, o problema reside, quando vou mexer na base de dados noutro computador alguns comandos desaparecem como o icon.....como posso manter esses ficheiros na sempre na base de dados.


Um Abraço

Luiz   20/03/2012 19:39:18

Uma pena.
Para mim bastava modificar para AACDR e que os relatórios pudessem ser manipulados também, igualmente como no AACB.
Não sei fazer estas coisa complicadas.
De qualquer maneira obrigado.
abraço

Luiz

Avelino Sampaio   20/03/2012 06:55:49

Luiz,

no aplicativo exemplo Maestro, disponivel aqui no site, vc tem uma ribbon personalizada para os relatórios. Poderá então aproveitar esta ribbon, adicionando o grupo de filtragem que indiquei acima.

Quanto a criação de menu de atalho, estude sobre CommandBars, no VBA.

Sucesso!

luiz   19/03/2012 20:32:30

Bom nao entendi muito (risos) mas vou ver sua explicação sobre o ribbon.
Sua sugestão de menu de atalho seria onde? no propri relatório?

obrigado

Luiz

Avelino Sampaio   19/03/2012 18:59:09

Luiz,

o modo ACCDR bloquei o menu de atalho do Access. Neste caso vejo dois caminho para o uso dos filtros: 1) Cria menu de atalho ou criar uma ribbon personalizada que permita acesso ao filtros. Este é linha que habilta o grupo de filtragem nume ribbon personalizada:

...
<group idMso="GroupSortAndFilter" visible="true"></group>
...

Sucesso!

Luiz    19/03/2012 16:59:16

Em modo relatório.
Quando o banco esta em modo ACCDB, consigo fazer as procuras (filtros) que desejo no relatório.
Por exemplo - quando o relatório abre, faço uma busca por tipo de produto ( aí ele me mostra somente os clientes que usam o produto que pedi busca) ou por tipo de mes ou por nome de cliente e etc.
No modo ACCDR o relatorio abre mas não consido fazer NENHUMA escolha (filtros) - o ralatório se abre porem, fica "CONGELADO" .

grato

Luiz

Avelino Sampaio   19/03/2012 07:35:42

Ivan,

acesse o artigo "Aprenda sobre filtragens", que irá encontrar sua resposta. Não deixe de assistir o vídeo.

Bom estudo!

Avelino Sampaio   19/03/2012 07:13:26

Luiz,

não consegui visualizar bem o cenário. Vc esta visualizando os relatórios no modo RELATÓRIO ou no modo VISUALIZAR IMPRESSÃO ?

Luiz    16/03/2012 10:27:27

Cara obrigado muito boas as sua dicas.

Meu problema é o seguinte.
Salvei meu banco com a extenção ACCDR sem dividir nada.
Abriu perfeitamente e consigo trabalhar com o banco de dados.
O PROBLEMA foi nos relatório - tenho uma pagina com varios botoes e seus respectivos relatorios.
Quando clico, os relatorios abrem, PORÉM não consigo trabalhar com os mesmos, ou seja, colcoar os dados dos relatorios por data, tipo de produto e etc.

Pode me ajudar?

Abraço

Luiz

Ivan Pinto Corrêa   15/03/2012 14:40:55

Oi boa tarde!

Eu estou tentando programar em access 2010, estou empenhado num projeto para cadastra alunos da rede de ensino da minha cidade.
Ja fiz o banco de dados dos Alunos e tambem um formulario. Só que preciso de uma ajuda em outras coisa.
Como eu faço para pesquisar um registro aluno dentro de editor cliclando num botão.

Igor ribeiro   01/03/2012 15:35:26

Olá boa tarde!

Eu configurei meu banco de dados do Access para extensão de de ACCDB para ACCDR, assim ocultor os botãoes de navegação.

Assim eu queria fazer o atalho em um formulário do botão Backup ou fazer backup automático ao fechar o programa, mas não conseguir. Queria abusar dos sua bondade para vc enviar uma orientação sobre esse atalho, ou seja, o passo a passo de como fazer esse atalho.

informou ainda que para eu fazer esse backup preciso para para versão ACCDB, assim como que vai trabalhar com o programa são outros usuários fica dificil....


grato....





Ariovaldo - arcabi@ig.com.br   25/02/2012 16:52:32

Olá,

Criei um aplicativo em acces2007, com um front-end e back-end separados. quero deixar o fe em um servidor oned também estará o bd. Criei um atalho para o fe em cada máquina, porém não consigo acessar ao mesmo tempo o fe. Quando o fe está aberto em uma máquina, não é possível acessar na outra. Mas quando faço o acesso ao mesmo tempo (sincronizado) então o fe é aberto nas duas máquinas. Alguém pode me ajudar neste problema? Eu não gostaria de ter uma cópia do fe em cada estação.

Obrigado

Joao Assis   01/02/2012 14:47:37

O sistema operacional de todos é o W7

Avelino Sampaio   01/02/2012 11:05:57

João,

atualize o Office 2010 com pacote Sp1. Poderá ser baixado direto do site da Microsoft.

Qual é a versão do Windows, da máquina que compartilha a base de dados ?

Forneça um email particular pois o da gm está retornando um erro. É que quero te mandar os dados para vc poder comprar o pacote completo aqui do meu site.

No aguardo

Joao Assis   01/02/2012 09:59:01

Tenho uma aplicação desenvolvida em access 2007 que é utilizada por mais ou menos 30 usuários simultâneamente em um ambiente de rede, ocorre que a empresa começou um processo de migração para o access 2010 e como nem todas as máquinas migraram ainda quando um usuário abre o banco os usuários que já migraram para o access 2010 não conseguem abrir-lo também, surge a mensagem que o banco não está sendo aberto em modo exclusivo. Como resolver este problema?

Fernanda Castilho   25/01/2012 11:46:21

O meu problema é o mesmo que o João Paulo Real, em que há um banco de dados pronto no access 2007 e desejo que eu e mais umas 4 pessoas utilizem ele, d maneira integralizada para todos.Como posso fazer apara que isso ocorra,todos possam abrir ao msm tempo e ediatar as informações ao msm tempoe em tempo real?

obs: no momento utilizamos uma pasta compartilhada na rede, porém não podemos abrir ao mesmo tempo.

meu e-mail: nandacast@yahoo.com.br
Att. Fernanda

gustavo   24/01/2012 10:12:57

Avelino Boa tarde , preciso muito de sua ajuda.
Vou tentar te explicar , eu peguei o banco e o arquivo em acces de colega meu , so que ele colocou a consulta como somente leitura e eu não tenho permissoes para modo design e muito menos alterar.
teria como eu desabilitar essa consulta. eu ja mexe ate no campo do acces em usuarios e permissoes e não consegui. voce consegue me ajudar , por favor
vou ficar muito agradecido

CARLOS AUGUSTO SANTINO DA SILVA   19/01/2012 11:15:11

Corrigindo:
O Access já "desmembrado".
Abraços

Carlos Augusto Santino da Sila   18/01/2012 22:03:33

Caro Avelino,

Fiz um programa e o Access já está dismembrado em FE e BE.
Tenho duas tabelas no BE chamadas TabelaAtual e TabelaBase(que possui dados p/abertura do dia). Todo dia, ao abrir o sistema, preciso renomear a TabelaAtual para TabelaDDMMAAAA e copiar a TabelaBase para TabelaAtual.
Como faço isso em VBA para fazer a cópia da TabelaBase para TabelaAtual sendo que as duas estão no Be.
Obrigado pela atenção
Um abraço

Avelino Sampaio   16/01/2012 08:58:02

Laylla,

para poder visulizar o que acabou de cadastrar é preciso atualizar a tabela de imediato. Com o comando abaixo vc consegue a atualização imediata. Coloque o comando antes da chamada da consulta pelo botão.

docmd.RunCommand acCmdSaveRecord

Sucesso!

Laylla   12/01/2012 16:19:27

eu criei um botao e está rodando bem, so que ele nao mostra as informações da consulta.Eu tenho uma tabela que faz cadastros e uma consulta que tem como parametro o ano de cada informação cadastrada, so que quando eu cadastro e vou no botao pra ele me mostrar o que eu acabei de cadastrar, ele nao mostra as informações...Help

Ciro Silva   09/12/2011 12:38:38

Avelino, obrigado pela atenção.
Mas como sou novo em access, creio que não vou saber o que fazer.
Mesmo assim, grato.

Avelino Sampaio   09/12/2011 08:28:08

Ciro,

Se usar o formulário desacoplado da tabela, poderá criar seu próprio mecanismo para salvar os dados. Terá que ter conhecimento no uso do RECORDSET(DAO) ou consultas de AÇÂO.

Se não for bem isso que deseja, volte a entra em contato, pela seção CONTATO aqui do site e forneça informações mais detalhadas.

Sucesso!

Marivaldo   29/11/2011 15:26:04

Eu consegui compartilhar meu Bd usando o access 7, mas quando mais de uma pessoa abre
nada presta, ou seja, se eu modificar algo no Bd em minha maquina, também muda na maquina do meu parceiro, não da para usar ao mesmo tempo!


Avelino Sampaio   29/11/2011 07:29:54

Marivaldo,

não consegui entender o que está acontencedo.

Vá na seção "contato" aqui do site em me forneça mais detalhes do que está ocorrendo.

No aguardo

Marivaldo   28/11/2011 18:44:04

Oi tenho um banco Bd com o Access 2007, com a extensão mde, será que é por isso que
é por isso que não consigo roda-lo simultaneamente?
Agradeço muito quem puder me ajudar!


joao   28/11/2011 11:27:43

gostei muito das explicações

eliezer   08/11/2011 12:07:32

tenho um sistema de cadastro de ctrc e quero deixar online

Luciene   08/11/2011 10:18:30

Olá tenho um banco de dados e estou alimentando com a inclusão de alunos. A tabela está com 230 registros, mas não sei o que aconteceu que no formulário sumiram todos. Como faço pra resolver isso.

Avelino Sampaio   08/11/2011 05:48:43

Fernando,

Vc pode usar a copia do OPEN do servidor, que já possui as configurações corretas mas o atalho não pode ser copiado.

Copie então o OPEN do servidor para cada uma das estações. Crie o atalho do Open em cada uma das estações.

Os FE poderão ser substituidos que isso não irá se refletir no Open, a não ser que vc muda a senha do FE.

Sucesso!

Fernando   07/11/2011 18:00:33

Avelino, tenho um FE , BE e um atalho do Open no servidor , quando abro o sistema no servidor por esse atalho ele funciona normalmente, mas quando faço uma cópia do atalho do Open em alguma estação de trabalho (são 30 estações) ele abre mas perde o vínculo com as tabelas. Isso aconteceu depois que troquei o FE por outro atualizado, mantendo o mesmo nome. Dúvida: Tenho que refazer o vínculo do Open em cada estação toda vez que eu fizer uma atualização?. Grato

Avelino Sampaio   01/11/2011 07:09:17

Patricia,

vá na seção "DICAS" aqui do site, que lá tem um artigo dedicado ao assunto.

Bom estudo!

Patricia Almeida   31/10/2011 20:30:09

Olá como faço com que o banco de dados carregue, na inicialização um formulário que eu personalizei?

Avelino Sampaio   29/10/2011 07:39:03

Gui,

Botão Office > Opções do Access > banco de dados atual > clique no botão "Opções de navegação"

Sucesso!

Gui   29/10/2011 00:09:29

Sou meio novo na parada, e eu queria saber onde fica "opções de navegação" no access 2007.

Avelino Sampaio   18/10/2011 17:40:55

Carlos,

Vá na seção DICAS aqui do site e veja se o artigo "Desabilitando a faixa(ribbon) superior do Access" lhe atende.

Sucesso!

carlos    18/10/2011 15:18:40

não consigo tirar a barra superior da tela de entrada do bd onde aparece , criar dados externos etç... se alguem puder me ajudar agradeço

carlos    18/10/2011 15:13:04

não consigo deixar meu BD com aparência fechada quero dizer sómente o menu inicial

regiane lopes de fgueiredo guimaraes   14/10/2011 13:20:22

6 meu botao de salvar travou,tem outra forma de salvar imagens que ainda nao estao no pc?

ricardo   05/10/2011 21:15:11

parabens parabens mesmo me ajudou muitooo

Emilene   19/09/2011 15:26:21

Criei um banco de dados no access 2007 e estou querendo compartilhar com demais funcionário atraves de nossa rede, tentei fazer o procedimento acima e já baixei o runtime, porém ao trocar a extenção do atalho ele não disponibiliza como runtime.

Cleiner Faria   18/09/2011 22:55:09

Oi Avelino, estou com um problema quando passo para o modo ACCDR, pois em um dos meus formulários, tenho um campo richtext para escrever relatórios e um botão que abre o corretor ortográfico (F7)'.

Tudo funciona muito bem em ACCDB, porém quando passo para ACCDR a função não funciona.

Tem como fazê-la funcionar? o ACCDR seria a solução para meu projeto.

Balemberg   31/08/2011 09:30:43

Victor Alencar
Pelo que entendi , o teu sistema está com os dois; FE e BE no servidor e os usuários acessam o FE pelas estações.
Conheço os outros Access e ainda não estou dominando os Acc 07 e 10.
Mas creio que com eles também funciona da mesma maneira que vou explicar:
Quando estamos programando, ou seja, manipulando o banco de dados, estamos abrindo o FE (front-end) em modo EXCLUSIVO e não compartilhado, com isso as tabela vinculadas em questão também estarão bloqueadas.
Portanto, você tem que ter um BE e um FE para programar/alterar em separado daquele que os usuários estão utilizado e depois substituí-los.
Quanto a Barra de progresso e tela de delay, nos fórum de Access, irá encontrar vários exemplos que poderá usar nos teus aplicativos.
Eu também sugiro os fóruns citados pelo Avelino.
Como disse anteriormente, estou ainda me "entendendo" com o Ac 07. Se falei bobagem , alguém irá me corrigir.
Abraços




Victor Alencar   25/08/2011 14:26:05

Amigo Avelino, como faço para inerir a "progrerssive bar" no acces e uma tela com delay ?

O seu portal é excelente, agradeço por mim e por todos que com certeza precisam de uma orientação, e que tem pssoas como você para sanar nossas dúvidas.
Parabéns pela iniciativa.

Programo bem em access, graças a luta 'diára' que temos com erros e acertos e quero me especializar nesta ferramenta.

Muito obrigado.
[]'s

Victor Alencar   25/08/2011 14:08:47

Perdão...não sei se fui claro.
O meu desejo é conseguir alterar o sistema, mesmo tendo outro usuário utilizando-o.
Ok?

[]'s

Victor Alencar   25/08/2011 14:06:40

Avelino, excelente portal. Parabéns...

Preciso de ajuda, posto que toda vez que devo executar uma lteração no sistema, tenho que pedir para todos os usuários fecharem o mesmo, senão não consigo realizá-las.
O que devo fazer?
O sistema já está com backend e frontend. (ex: clientesBD [backend] e clientes[frontend]). Onde no backend teno apenas as tabelas. Já no frontend, o mesmo está vinculado com o backend por tabelas e possui todas as consultas, forulários e relatórios.

Desde já muito obrigado e aguardo breve retorno.
[]'s

Avelino Sampaio   24/08/2011 09:54:05

Augusto,

não tenho como lhe ajudar diretamente. Veja no link abaixo se alguns dos exemplos ajudam.

http://www.expertaccess.com.br/busca.asp?a=1&s=loja

Sucesso!

augusto oliveira izidoro   23/08/2011 08:20:48

como criar acess 2003 de loja

Idalécio Pereira   20/08/2011 15:45:45

Este problema pode ser ultrapassado criando um único ficheiro com tabelas e outro para diversos postos com formulários e tabelas temporárias que através de procedimentos os dados são carregados primeiramente nas tabelas temporárias e após o comando gravar os dados são transferidos para o ficheiro contendo tabelas (banco de dados num directório virtual). Os ficheiros contendo as tabelas temporárias terão acesso por tabelas ligadas às tabelas do banco de dados (outro ficheiro).

João Paulo Real   18/08/2011 19:56:49


Boa noite pessoal, estou com um problema que aparentemente é facil solucionar.

O banco de dados ja esta pronto em access 2010.
Somente eu e mais 3 pessoas utilizaremos ele. porém não sei como deixa-lo integrado para nós 4.
Como fazer para que os 4 possam abrir ao mesmo tempo e editar as informações ao mesmo tempo; em tempo real?

obs: no momento utilizamos uma pasta compartilhada na rede, porém não podemos abrir ao mesmo tempo.

meu e-mail: joaopauloreal@hotmail.com

Gustavo Figueiredo   13/07/2011 15:55:26

Caro Avelino, após terminar meu aplicatico (Back end e Front End) e testá-lo com extensão accdb, funciona perfeitamente, utilizando a programação de Ribbon. Quando troco a extensão para accdr, e utilizo o Open não consigo abrir, aparece uma tela da Microsoft Office encontrou um problema e precisa ser fechado, lamentamos o incoveniente. vem clicado X- Reparar o Banco de Dados. O que fazer? onde
pode estar o problema, a minha versão do ACCESS é a 2007. Grato pela força.
meu e-mail : figueiredo.gus@gmail.com

João Adolfo   09/06/2011 23:00:58

puxa, melhor material que encontrei em todo o google
muito obrigado,
extremamente didático!

Eustáquio   27/04/2011 09:26:58

Prezado Sileno,
Instalamos em duas máquinas o access 2010. Temos um único banco de dados. Acontece que as alterações feitas por um usuário (ex. inserção de dados) não é visualizada pelo outro usuário (ex. não funciona uma simples pesquisa pelo nome inserido). Na verdade, o banco já funcionava com o access 97. Você pode me auxiliar nesse problema?

Avelino Sampaio   07/10/2010 08:31:06

Sileno,

esta havendo perda de dados ? O Access esta provavelmente usando o COMPACTAR e Reparar no processo e aí o banco tende a ficar menor mesmo.

Sucesso

Sileno   06/10/2010 09:52:22

Ola, gostaria de saber se vc tem alguma dica para corrigir o bd quando ele da uma mensagem de erro de inconsistencia no accdb e sugere para se fazer um backup automaticamente, so q quando gera esta ficando com um tamanho bem menor que o arquivo original.

Avelino Sampaio   28/09/2010 06:21:23

Narcelo,

Leia o meu tutorial sobre Manutenção e sistema de backup.

Sucesso

Narcelo   27/09/2010 13:33:53

Boa tarde Avelino
Estou com um problema com um sistema que desenvolvi em access 2003.
O mesmo tem várias telas com niveis de usuários, deste usuário simples até adminitrador, e o programa esta trocando informações que é iserida no campo observções, ou seja o usuário coloca a informações no campo de obs em um certo registro, e quando fecha e abre depois não esta no registro em que colocou, e isso começou acontecer depois de um bom tempo de uso do sistema, e é algumas vezes que acontece, não é sempre, quando acontece em faço a compactação e volta ao normal. Tem como evitar esse problema?

Avelino Sampaio   27/09/2010 05:19:54

Marcelo,

este recurso não existe para o Access 2003. Através da programação tem como você desabilitar a techa SHIFT, que já ajuda bastante. Acesse o link abaixo.

http://www.accessfaq.com.br/webroot/default.asp?http%3A//www.accessfaq.com.br/webroot/detalhe.asp%3FPergunta_Id%3D184%26search%3Dreparar

Sucesso

marcelo   26/09/2010 13:02:39

bom dia eu tenho em uma empresa rodando o access 2003, e gostei do exemplo que você deu do access 2007, a troca da extensão, como eu faço o mesmo com o 2003.

Avelino Sampaio   13/09/2010 07:43:57

Darlan,

O problema pode estar no nome que vc deu ao seu aplicativo. É que se usar espaço no nome tem usar entre aspas. Algo assim:

DESTINO:"c:\suapasta\seu bd.accdr" /runtime (o /runtime aqui pode ser tirado)
ou
DESTINO: "C:\Program Files\Microsoft Office\Office12\MSACCESS.EXE" "c:\suaPasta\seu Bbd.accdr" /runtime

Observe também que existe um espaço antes do "/runtime"

Sucesso

Darlan Braga   12/09/2010 21:11:13

Olá Avelino,
fiz tudo q vc demonstrou no tuto, mas quando vou adicionar o '/runtime' na linha de destino e dou OK! ele diz q o destino não é valido. O q fazer? Obrigado!

Avelino Sampaio   08/09/2010 06:31:44

Fabricio,

Selecione a ação "EXECUTAR COMANDO". Selecione então o comando desejado (copiar, colar).

caso não apareça a ação "EXECUTAR COMANDO", vá na ribbon e selecione "mostrar todas as ações"

Sucesso

Fabricio   07/09/2010 22:01:33

Olá Avelino,
segui a sua dica dada ao amigo Lucas Vieira, entrei no link http://office.microsoft.com/pt-br/access/HA102825091046.aspx e consegui criar menus de atalho personalizados. O problema é que preciso dos comandos copiar e colar no menu de atalho, e não consegui fazer isso através de macros. Como posso fazer para adicionar as opções copiar e colar no menu de atalho?
Obrigado.

Olá Jesus, obrigada pela atençao   31/07/2010 13:12:49

Vou tentar explicar o que está acontecendo. Tenho um BD já criado porém ele é alimentado dia a dia.

O que eu fiz: Dividi o BD. salvei numa unidade da rede e eu fiquei como alimentadora dele, ou seja eu digito a entrada de dados dia a dia crio novos relatorios e formularios.

Gostaria que outros usuarios pudessem utilizar do banco, somente para consulta e criaçao de formularios e ou relatorios, somente. Nas tabelas nao poderia ser acessada, somente eu e somente no back-end. Correto?

O que está acontecendo. Quando eu estou digitando nos formularios ou criando relatorios no meu front-end e outro usuario tenta acesssar consulta, vem a mensagem que o back end está sendo usado. E na realidade nao estou utilizado o Back end na fonte, mas o meu front-end da minha maquina. Tem alguma receita pra isto rsrsr.


Jesus Rodrigues - www.theraprogramas.hd1.com.br   29/07/2010 22:33:37

Avelino Sampaio
Me mande o seu email que te envio uma coleção de botôes para sua utilização.
Email: theraprogramas@gmail.com.br

Jesus Rodrigues - www.theraprogramas.hd1.com.br   29/07/2010 22:30:44

WALTER ROBERTO
Sim todos podem abrir o banco de dados ao mesmo tempo, porém você tem que defenir os usuários e permissões de trabalho

Jesus Rodrigues - www.theraprogramas.hd1.com.br   29/07/2010 22:28:40

Maria Rita boa noite.
Faça uma nova consulta no modo extrutura.
Insira os dados da primeira tabela - salve com o nome que quiser.
Faça alguns testes...Funcionou...OK.
Volte na consulta no modo extrutura e insira os dados da outro tabela - não se esqueça de fazer o relacionamento.
Salve e faça os testes

Jesus Rodrigues - www.theraprogramas.hd1.com.br   29/07/2010 22:25:29

Crie um botão sem o assistente e cole este código.
Private Sub Comando58_Click()
If MsgBox("Você deseja sair do aplicativo?", vbYesNo + vbQuestion, "Jesus Rodrigues Pergunta") = vbYes Then
Application.Quit acPrompt
Else
End
End If

End Sub

Maria Rita   28/07/2010 16:20:01

dividi o BD e quando tento fazer uma consulta com outro usuario usando ele diz nao ser possivel pois tem outro utsando. O que falta eu fazer?

Avelino Sampaio   14/07/2010 07:10:18

Nixon,

ocultar o sair, min e max só através de API. Isso não é simples e eu não sei se a API funciona no 2007/2010.
Tem como bloquear o "sair" se você mantiver um formulário oculto e neste formulário você usa o evento "Ao descarregar" para bloquear a saida do aplicativo.

Sucesso

nixon   13/07/2010 10:12:18

Sr Avelino

Utilizei da forma como ensinou funcionou, legal, mas imaginei que ocultaria também a caixa de contorl de sair, minimizar max. Estou criando um BD mas gostaria que todos os cmd fossem criados por mim, inclusive o de sair do access para não gerar conflitos ou falta de informações em registro. Sei que isso deve ser relativamente fácil, mas como sou iniciante poderia dar um toque. Pelo menos onde começar a estudar. Grato.

Avelino Sampaio   23/06/2010 07:09:35

João,

É que exitem duas formas de se escrever o atalho. Na forma que o atalho esta escrito acima realmente não precisa indicar o comando "/runtime" se não quiser. Agora, se usar o atalho escrito com a linha abaixo, vc precisará do comando "/runtime" se não o Access não deixa abrir.

DESTINO: "C:\Program Files\Microsoft Office\Office12\MSACCESS.EXE" c:\exemplos\contatos.accdr /runtime
INICIAR EM: "C:\Program Files\Microsoft Office\Office12"

Sucesso

João P. Constante   22/06/2010 12:20:27

Avelino, boa tarde!

Caso eu não coloque a expressão runtime, conforme explicado acima, qual o impacto que tenho em meu aplicativo? Sinceramente ainda não entendi muito bem a função runtime. Analisando (sem muito conhecimento) o access já roda em tempo de execução.

Forte abraço!

Avelino Sampaio   01/06/2010 04:31:11

Walter,

A melhor forma de se trabalhar num ambiente de rede é vc dividindo o seu banco de dados em duas partes: Uma contendo as tabelas (back-end) e que fica no servidor. A outra, com o restante dos objetos(front-end), que fica em cada um das máquinas. Cada um dos front-end deve ser vinculado ao back-end. A pasta, que contem o back-end no servidor, tem que ser configurada com as permissões de leitura e escrita para todos os usuários(converse com o seu administrador de rede)

Sucesso

WALTER ROBERTO   31/05/2010 14:25:59

TENHO UMA DÚVIDA, SEU EU JOGAR O BANCO DE DADOS NO SERVIDOR, VÁRIAS PESSOAS CONSEGUEM ABRIR O BANCO DE DADOS AO MESMO TEMPO?

OBRIGADO

Avelino Sampaio   13/05/2010 18:58:54

Lucas Vieira,

Você pode usar a proprieadade Action do quadro, pelo VBA.

Como exemplo, use no evento "ao clicar" de um botão : me!SeuCampoOle.Action = 14

Você pode criar menus de atalho personalizados, através de macros. Acesse o endereço abaixo:

http://office.microsoft.com/pt-br/access/HA102825091046.aspx

Sucesso

Lucas Vieira   13/05/2010 16:54:49

Olá pessoal. Ao estabelecer a extensão .accdr , há um bloqueio automático do botão direito do mouse.
Tendo como essa premissa, não consigo clicar com o botão direito com o intuito de incluir arquivo (.doc, .txt, entre outros) no Quadro de Objeto Acoplado no access...

alguém sabe alguma alternativa? algum código que, por botão(por exemplo) libere edição e inclusão no quadro de objeto acoplado?

Avelino Sampaio   08/02/2010 07:24:58

Criquio,

tenho o w7 32bits e está funcionado direitinho com o Access. Me passe informações mais detalhadas para que eu possa investigar melhor a questão.

Você está com o Office 2007 atualizado com o pacote SP2 ?

Grato

Criquio   07/02/2010 13:13:54

O modo runtime não funciona no Win 7.

Avelino Sampaio   26/12/2009 21:29:33

Nikolas,

Vá em dicas e veja o artigo "Como carregar o seu menu sem que ele vá para lista de suplementos?"

Sucesso

Nikolas   26/12/2009 18:02:55

Blz, adorei o lance de utilizar a extensão ACCDR.
Tenho muitos projetos frieitos em access e vai ser muito útil, só queria saber um detalhe:
Utiliza uma macro adicionando uma barra de menus personalizados, porém os menus ficam dentro de suplementos, gostaria de saber se tem como colocar eles como no access 2003 direto na barra sem estar dentro do suplementos ou mudar o nome do suplementos por exemplo para Menus.

Obrigado.

Avelino Sampaio   22/09/2009 06:19:18

Evandro,

eu não tenho aqui o runtime mas no Access, com a extensão ACCDR, ele me apresentou o botão fechar(dentro do botão Office) habilitado.

existe um recurso de desabilitá-lo através da XML ribbon.

Entre em contato pelo link CONTATO, passando seu email.

Grato

EVANDRO   21/09/2009 11:01:13

Bom dia, tenho uma aplicação no access, quando rodo o sistema numa máquina que o access 2007 está instalado ele desabilita o botão fechar, perfeito. No entanto quando rodo o sistema numa máquina com o Access Runtime 2007, ele não desabilita o botão fechar do access. Poderia me ajudar?

Rodrigo   09/09/2009 23:47:47

Boa noite,
legal...

Alan   14/08/2009 08:20:20

Bom dia,
Já consegui resolver.
Obrigado,

Alan   13/08/2009 08:25:09

Bom dia,
Consegui utilizar a função em um formulário. No entanto, quando tento utilizar a mesma função no mesmo formulário, mas este como subformulário de outro, não consigo. Aparece o erro de que não consegue localizar o subformlário.
Já tentei de várias maneiras, incluir na função que o registro de busca estará em um subformúlário, mas até agora não consegui. Você poderia me ajudar!
A função que incluí é a seguinte:

Private Sub Setor_Enter()
Setor = DLookup("[Setor]", "[Setor]", "[CódLocal] = '" & Forms!SubFormulárioCadastrodeColaborador!CódLocal & "'")
End Sub

O subformulário ficará dentro do formulário: FormulárioCadastrodeColaborador, segue arquivo para download. (http://questaotrabalhista.com/download/BancodeDados.accdb)

Te agradeço desde já.


Alan   12/08/2009 13:15:27

Avelino,
Você possui algum banco de dados que eu possa usar de exemplo de como utilizar a função =Dpesquisar ou = DLookup
Obrigado.

Alan   11/08/2009 08:06:08

Muito Obrigado!

Avelino Sampaio   11/08/2009 05:21:54

Alan,

Como você já deve ter visto, trocar a extensão de ACCDB para ACCDR é uma ótima opção se você usa sua aplicação apenas na sua empresa para usuários comuns. Se achar que podem furtar suas idéias, vc pode transformar o aplicativo para a extensão ACCDE. Fique apenas com o ACCDB na sua máquina para continuar programando.

Outras formas "simples" de se resolver o painel.

* Você pode personalizar o painel (veja o vídeo sobre isso) ocultando objetos que não interessam ao usuário.

* Se o usuário não depender do painel para navegar entre os formulários você pode oculta-lo em BOTÃO DO OFFICE > OPÇÕES DO ACCESS > BANCO DE DADOS ATUAL > DESMARQUE (exibir painel de navegação).

* Crie uma macro chamada AUTOEXEC com a ação BLOQUEAR PAINEL DE NAVEGAÇÃO. Isso impedirá que o usuário delete, renomei ou copie objetos. Não impede de ele entrar na estrutura.

* Até o final do mês estarei lançando uma vídeo-aula sobre Ribbons, que permitirá dar uma carinha de programa ao seu aplicativo. Irei te avisar quando eu lançar.

Sucesso

Alan    10/08/2009 13:15:10

Boa tarde, tudo bem!
Agradeço pela resposta.
Aproveitando, você conhece algum código (VBA) para travar o painel de navegação no access 2007?
Att.
Alan

Avelino Sampaio   09/08/2009 06:19:02

Alan,

Você diz do botão redondo, grandão, no canto superior? Até onde sei não é possível.

Tentei te mandar um email mais sua caixa postal tem problemas. Verifique

Sucesso

Alan   07/08/2009 13:03:14

Boa tarde, tudo bem!
Gostaria de saber, se vocês conhecem alguma forma de alterar a imagem do botão do access 2007

Luis   16/07/2009 11:13:28

Lenerci Júnior eu fiz com vc disse mais os botoes pararam de funcionar no menu principal!

Avelino Sampaio   20/06/2009 19:46:30

Lenerci Júnior, obrigado pela sua contribuição.

Lucas, até a versão 2003 era possível configurar permissões e senhas , que ficavam armazenas em arquivo com extensão MDW. Na versão 2007 isso foi descartado. Você até pode usar o MDW no Access 2007 mais deverá criar seu banco de dados com extensão MDB e não ACCDB , coisa que eu NÃO recomendo.

Isso pode ser feito por você, criando tabelas, para armazenar usuário senhas e permissões. Exigirá também conhecimento em VBA para isso.

Você pode pegar exemplos nos fóruns para estudar como fazer. Recomendo o ExpertAccess e o ForumAccess.

A forma super simples que existe para isso seria usando o INPUTBOX.
Exemplo:

If InputBox("Entre com a senha", "Confirmação") <> "xpto" Then
MsgBox "Senha inválida", vbInformation, "Aviso"
Exit Sub
End If
'aqui o código de exclusão

Se quiser mais informações sobre o assunto, utilize o link “Contato” aqui do site

Sucesso
...

Lenerci Júnior   19/06/2009 16:53:36

Não é necessário trocar a extensão do arquivo!

Tenham como exemplo o meu caso. Aqui na Empresa temos um Sistema em Aceess 2007 desenvolvido por mim com a ajuda de milhares amigos participantes dos vários fóruns de Access.

O Sistema fica gravado no Servidor. As outras máquinas simplesmente tem um Atalho para o Servidor. Suponhamos que ocorra um erro, ou é necessário fazer uma alteração no Banco de Dados. Pra não ter que ficar pedindo pra todo mundo fechar o BD pra você mecher e alterar, você deixa a extensão como ACCDB mesmo, pois assim, no Servidor o BD vai abrir com todas as funções para alteração.

E, para as outras máquinas e usuários, você coloca em frente ao Destino do atalho o comentário "/runtime" e pronto! Ele toca o BD como runtime nos usuários!!!

Muito bacana isso...

Abraço a todos,

Lucas   19/06/2009 15:54:08

Avelino,

Não quero abusar da tua boa vontade, mas me deparei com um outro problema. Está tudo quase como eu quero, porém criei um botão para excluir registros, mas preciso restringir o acesso desse botão. Gostaria de fazer algo tipo usuários, para que uns possam ter acesso a certos comandos e outros não. No entando, achei dicas sobre isso, mas nada pra Access 2007. Sabes me dizer como faço para que somente um "Administrador" possa usar o botão de excluir registros?


Lucas   19/06/2009 10:08:34

Muito bom Avelino!! Muito obrigado pela ajuda, foi muito útil. Consegui deixar da maneira que eu queria.
Muito obrigado!!

Avelino Sampaio   19/06/2009 05:39:39

Lucas, isso aí é o que chamamos de suplemento (Addin).

Volte com a extensão ACCDB para você poder fazer a alteração.
Clique no botão do Office > Opções do Access > Suplementos (ele deve estar na lista)
Tem uma caixa de combinação e um botão "Ir..." do lado - escolha uma das opções e clique no botão para desabilitar ou remover da lista.

Uma outra opção e:

Botão do office > Opções do Access > Central de confiabilidade > Configurações da central de confiabilidade > Suplementos > selecione "Desabilitar todos os suplementos"
Feche o Access , reabra e veja o resultado.

Sucesso

Lucas   18/06/2009 15:29:40

Avelino, consegui fazer o que o tutorial indica, porém ficou aparecendo ainda, na barra de ferramentas, a aba do acrobat. Como faço pra ela sumir também?

Nixon   03/06/2009 11:04:06

novamente perdoe minha ignorância, já consegui muito obrigado pela excelente dica.

NIxon   02/06/2009 18:05:11

perdoe minha ignorância, mas não sei trocar a extensão do arquivo.


Envie seu coment?io: