bollywood actresses hair loss hair rehab london contact number cheap hair extensions brazilian curly hair with closure hair extension fails human hair wigs black ponytail hairstyles 2018 sunny hair extensions uk hair extensions remy hair extensions weft koko one piece hair extensions clip hair
Como selecionar registros aleatoriamente?
Como selecionar registros aleatoriamente?

Adquira a assinatura vitalícia do site e passe a ter acesso aos arquivos exemplos, vídeos, revistas, livros e ao kit de montagem de ribbons. Você terá suporte por e-mail, caso necessite tirar dúvidas pontuais. Clique AQUI e veja como obter um dos nossos planos. Clique AQUI e faça uma visita a seção Downloads do site e verifique as centenas de arquivos que estará à sua disposição. Clique AQUI e faça uma visita a seção Vídeos do site e veja a lista que estará disponível ao se tornar o nosso assinante vitalício. Clique AQUI e saiba mais detalhes sobre o kit de montagem de ribbons (deixe seus aplicativos com aspecto profissional).



Imagine uma tabela com centenas de questões de prova e que você queira sortear apenas 10 dessas questões. 

Usando Access - Sorteio Registros

 

O Microsoft Access pode realizar esta tarefa de forma bem simples, utilizando a função Rnd() no ordenamento da consulta.  Observe a escrita SQL da consulta qrySorteioTodas:

Faça o login aqui para ter acesso ao código.

A princípio, parece bem estranho, o uso do IsNull([questão]) na função Rnd(), uma vez que sempre retornará o valor 0 (falso), pois não existem questões em branco.  Como resultado teremos Rnd(0+1).  Então, qual seria o objetivo?  O objetivo é o de  fazer com que o campo [questão] apareça na cláusula ORDER BY  para que este considere o campo a ser ordenado.  Poderia ser assim também:

Faça o login aqui para ter acesso ao código.

Baixe o arquivo e faça o teste:

Clique aqui e baixe o arquivo exemplo.

Abra a consulta qrySorteioTodas do arquivo exemplo fornecido.  Clique no botão Atualizar Tudo da Ribbon e observe a coluna das Questões com a ordem alterada:

Usando Access - Sorteio Registros

Para limitar o número de registros apresentados em uma consulta, utilizamos a cláusula TOP.  Confira na escrita SQL abaixo:

Faça o login aqui para ter acesso ao código.

Abra a consulta qrySorteioTop10 do arquivo exemplo e veja o resultado de apenas 10 questões sendo apresentadas.

Bom estudo!


 

 


1 comentário(s)

JorgeK   24/03/2017 06:17:24

Muito bom.
Precisei criar uma rotina q fizesse um sorteio de clientes p outros vendedores e ficou bem legal.
Obrigado por compartilhar!


Envie seu comentário: