bollywood actresses hair loss hair rehab london contact number cheap hair extensions brazilian curly hair with closure hair extension fails human hair wigs black ponytail hairstyles 2018 sunny hair extensions uk hair extensions remy hair extensions weft koko one piece hair extensions clip hair
Desabilitando o Painel de Navegação

Desabilitando o Painel de Navegação

Nota importante: para ter acesso aos vídeos e arquivos exemplos deste site, adquira um dos planos apresentados abaixo. Você pode comprar em até 2x no Cartão de Crédito. 

Veja como comprar e saiba mais sobre o material oferecido,  clicando aqui.

Open v3

 

No Access, o Painel de Navegação é o principal modo de percorrer o Banco de Dados.   A divisão por categorias e filtragem por grupos permitem grande agilidade e poder de organização.

Observe como o Painel de Navegação do modelo tarefas.accdb está organizado por categorias:

Usando Access

 

Muitos programadores preferem que os usuários percorram pelo aplicativo através de ribbons e/ou de um formulário principal, impedido-os de terem acesso ao Painel de Navegação.  Isto faz sentido para muitos casos, aonde algumas das tabelas, formulários e relatórios são de uso restrito à apenas alguns dos usuários.  Também estão em jogo questões de usabilidade e estética.

Como se faz para esconder o Painel de Navegação ?

Uma forma bem simples é através das configurações de inicialização do aplicativo em: Botão do Office (Arquivo no Access 2010) > Opções do Access > Banco de Dados Atual.    Desmarcar Exibir Painel de Navegação, conforme exibição:

Usando Access

 

Esta forma simples não é eficiente para defender o Painel de Navegação de acesso não autorizado, pois basta pressionar a tecla F11 para que o mesmo volte a ser exibido.   Se você precisar criar uma defesa mais eficiente contra uma possível invasão aos dados (tabelas) e aos objetos restritos (formulários e relatórios), recomendo que você estude, nas ordem, os seguintes artigos:

Estes dois artigos são de vital importância, principalmente para você que tem pouca experiência, pois oferecem ferramenta e informações necessárias para projetar seus aplicativos com um ótimo nível de segurança e o mínimo de programação.

Usando o Painel de Navegação

Devido ao seu bom poder de organização e facilidade de uso , o Painel de Navegação tem sido muito utilizado na prática.   Se você assistir o vídeo Deste artigo, aprenderá como organizá-lo e ocultar objetos do seu interesse.

Por uma questão de controle e estética, algumas pessoas têm me perguntado como resolver a seguinte situação: Como fazer para, quando se abrir um formulário, ocultar o Painel de Navegação e quando fechar o formulário voltar a exibir o Painel ?

Basta usar o seguinte código no evento "Ao Carregar" do formulário a ser carregado.

Private Sub Form_Load()
 
   'SelectObject usado para dar o foco ao Painel de Navegação
   DoCmd.SelectObject acForm, "Nome de um formulário", True
   'Ocultando janela com o foco
   DoCmd.RunCommand acCmdWindowHide
 
End Sub

E no evento "Ao fechar" do formulário.

Private Sub Form_Close()
 
   'SelectObject usado para dar o foco ao Painel de Navegação
   'Ao dar foco ao painel ele é automaticamente exibido
   DoCmd.SelectObject acForm, "Nome de um formulário", True
   
End Sub

Como evitar que o usuário delete algum objeto do Painel de Navegação ?

Basta adicionar na macro AutoExec , o comando BloquearPainelDeNavegação  Veja na figura abaixo:

Usando Access

 

Este comando não só evita de se deletar como também de renomear, ocultar e recortar


Bom estudo!


 

 


9 comentário(s)

Avelino Sampaio   19/12/2021 02:12:36

Almir,

uma outra opção é manter a tecla SHIFT pressionada na inicialização. A macro AutoExec não será executada, liberando o seu Painel.

Sucesso!

Avelino Sampaio   19/12/2021 02:09:56

Aldir,

Crie uma macro chamada AutoKey. dentro desta macro crie uma SubMacro chamada {f5}. Use o comando "BloquearPainelDeNavegação" para NÃO. Depois é só usar a Tecla F5 para desbloquear o Painel.

Sucesso!

aldir   18/12/2021 09:19:08

Uma vez bloqueado o Painel de Navegação pela macro AutoExec, como faço para desbloquear?572

Gilson Soares   06/01/2015 10:28:59

Pessoal, bom dia! Estou com um problema, que fiz um bd e bloqueei a opção de editar formulários e relatório, então, a opção "Modo de Visualização" está desabilitada, ou seja, eu desabilitei e agora não sei como habilitar para fazer alterações no bd. Quero abrir formulários em "Modo Design" e a função está desabilitada... como voltar essa configuração para ficar habilitado?...

Agradeço desde já
soaresdesouza@hotmail.com

Domingos Oliveira   20/08/2014 17:49:47

Prezado Avelino,
Após adquirir sua Coletânea (já recebi a atualização de Julho), melhorei meus BDs em vários aspectos, tornando-os mais seguros e de fácil manutenção.
No entanto, tem um detalhe que não tem jeito e não consigo fazer a rotina cumprir sua finalidade que é esconder TOTALMENTE a barra de ribbons (com toda certeza alguma coisa estou fazendo errado).
O que vc recomenda nesse artigo acima está implantado, mas a aba INICIO teima em não quer ficar oculta....as outras desaparecem....
Onde errei ?
Abraço
Domingos

Avelino Sampaio   13/07/2013 12:05:58

Juarez,

a opção mais segura é usar a extensão ACCDR , combinada com o uso do OPEN que ofereço aqui no site.

Pelas Opções > Banco de dados atual > Desmarque "Exibir painel de navegação" é uma forma de esconder, porém não bloqueia (F11 retorna a visualizar o painel).

Bom estudo!

Juarez da Silva Pereira   12/07/2013 09:26:47

Ola, gostaria de saber como faço para bloquear o painel de navegação do access 2010.
já agradeço e esse grupo que tenho adquirido grande experiencias no access

Victor   03/01/2013 16:39:07

Uma vez bloqueado o Painel de Navegação pela macro AutoExec, como faço para desbloquear?

LUCIANO   17/07/2011 00:07:51

Agora parece obvio, funcionou...
Não consegui me achar ainda com os menus...


Envie seu comentário: